Retirada Preventiva das Trompas Uterinas

Você já ouviu falar sobre a retirada das trompas uterinas em cirurgias pélvica para outras finalidades em mulheres que não desejam mais ter filhos?

Essa opção é uma forma de prevenção do câncer da trompa de falópio, ovário e peritônio.

Existem estudos que demonstram uma possível redução no risco de câncer de ovário com a adoção dessa técnica. A justificativa para essa abordagem está baseada na descoberta de que o câncer epitelial de ovário mais comum (carcinoma seroso de alto grau - 70%) surge do epitélio da tuba uterina e pode se espalhar para o ovário e peritônio (camada que reveste os órgãos).

Até o momento, não temos nenhum exame de rastreio para detecção precoce do câncer de ovário e geralmente ele se comporta de forma agressiva. Além disso, há pouca resposta ao tratamento quimioterápico.

Dadas as limitações na prevenção e tratamento do câncer de ovário, trompa e peritoneal, buscou-se abordagens de prevenção primária. Para mulheres com alto risco de desenvolver essas neoplasias ( mutação no gene BRCA , síndrome de Lynch), recomenda-se salpingooforectomia bilateral (retirada das trompas + ovários). No entanto, em mulheres de risco habitual, a realização rotineira de salpingooforectomia para prevenção do câncer de ovário resultaria na perda da função ovariana (menopausa) e nos resultados adversos à saúde associados. 

Com base nesses fatores e no potencial de um precursor ou lesão primária na trompa de Falópio para o câncer de ovário, a salpingectomia preventiva tem sido proposta principalmente no momento da laqueadura e histerectomia.

Estudos demonstram pouco ou nenhuma mudança no risco e tempo cirúrgico quando a salpingectomia (retirada da trompa) é realizada.

Para os casos em que essa opção é adotada na laqueadura tubária inviabiliza-se a reversão e pode estar mais associado à antecipação da menopausa e aumento no fluxo menstrual.

Converse com seu médico sobre as melhores opções para seu caso.

Agende um consulta: (71) 98200-5524




#trompasuterinas #dragabriellitigre #ginecologistagabriellitigre

10 views0 comments

Acompanhe Novidades
nas Minhas Redes Sociais

  • instagramGabrielliTigre
  • youtubeGabrielliTigre

Integrante da equipe do núcleo avançado de ginecologia

ginecologista@gabriellitigre.com.br

Dra. Gabrielli Tigre, Ginecologista

Todos os Direitos Reservados