top of page

Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI)

É a especialidade da ginecologia voltada ao cuidado das lesões de vulva, vagina e colo uterino. Com o avanço das técnicas diagnósticas, principalmente da colposcopia, a investigação e o tratamento das doenças do trato genital inferior se tornaram mais efetivos, proporcionando a detecção precoce de lesões precursoras do câncer.

O HPV é o vírus de transmissão sexual responsável pela grande maioria dos cânceres dessa região, pois é capaz de causar alterações celulares que com o passar do tempo podem evoluir para uma neoplasia. A prevenção feita com o Papa Nicolau associada à colposcopia|vulvoscopia e testes moleculares, quando necessários, são capazes de detectar e tratar lesões precoces evitando procedimentos mais invasivos.

A colposcopia|vulvoscopia é o exame utilizado para a o diagnóstico e acompanhamento dessas lesões. Consiste em um procedimento realizado no próprio consultório médico, indolor, no qual, com a ajuda de reagentes químicos, consegue-se identificar lesões iniciais. Desta forma, a partir da realização de uma biópsia dirigida, é possível a confirmação diagnóstica e definir o melhor tratamento para cada caso.

É imprescindível manter o acompanhamento de rotina e contar com a ajuda de um profissional experiente na área.

Conte comigo!!! Agende uma consulta: (71) 98200-5524

122 views0 comments

Recent Posts

See All

Mioma

bottom of page