Mioma

Miomas uterinos são os tumores pélvicos femininos mais comuns e são a causa de muitas histerectomias (cirurgia para retirada do útero).

Acomete mulheres na idade reprodutiva, com história famliar positiva e  é mais prevalente em mulheres afrodescendentes do que em brancas (2 a 3 vezes). Os sintomas quando presentes, estão relacionados a sua localização nas camadas do útero:

mioma_edited.jpg
  • Sangramento menstrual intenso e prolongado —> submucosos/ intramurais

  • Dor pélvica, dor na relação sexual —> miomas volumosos principalmente intamurais/ subserosos

  • Infertilidade ou complicações obstétricas —> submucosos/ intramurais

A suspeita diagnóstica é feita pela história dos sintomas atrelado ao exame físico e confirmado pelos exames de imagem (ultrassom/ ressonância). Estes são capazes de determinar o número, tamanho e localização dos miomas.

O tratamento pode ser clínico com uso de anticoncepcionais e/ou anti-inflamatórios, mas o tratamento definitivo, quando indicado, deve ser cirúrgico com a retirada apenas dos miomas ou retirada completa do útero. A via de abordagem (cirurgia laparoscópica, histeroscópica ou aberta) também depende da localização, tamanho e número dos miomas. Para alguns casos específicos pode ser realizado ainda a embolização como opção terapêutica.
 

Observação importante: Nem todo caso de mioma necessita de tratamento cirúrgico e o risco de transformação maligna é mínimo.

Procure um médico especialista para conversar sobre o seu caso e decidir o melhor tratamento para você.


Se tiver dúvidas, entre em contato conosco e veja mais informações sobre o tema no blog.

Whats_App.webp

Conheça um pouco mais sobre cada tema no blog e marque uma consulta:

 

 (71) 98200-5524

Dra. Gabrielli Tigre - Ginecologia Minimamente Invasiva