
Olá, sou Gabrielli Tigre, Médica Ginecologista Especialista em Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva.
Desde a vida acadêmica sempre me encantei e dediquei ao cuidado à saúde feminina com foco no bem estar e qualidade de vida nas diferentes fases da vida.
Para o tratamento integral e sistêmico das minhas pacientes, realizei curso de aperfeiçoamento em sexualidade, ginecologia endócrina e patologia do trato genital inferior, com o intuito de oferecer a melhorar integração entre o tratamento clínico e cirúrgico da adolescência a menopausa.
Participo de equipe multidisciplinar especializada e atuante no cuidado da atenção à mulher. Dedico-me constantemente no aperfeiçoamento no que há de mais atual e avançado em saúde e bem estar.
Ginecologia Minimamente Invasiva
Tratamentos e Especialidades
Laparoscopia
A via laparoscópica para cirurgia ginecológica é realizada através de 3 a 4 portais com pequenos cortes na pele de 0,5 cm. Com a utilização de uma câmera e pinças cirúrgicas é possível a realizar a cirurgia com visualização dos órgãos da pelve com mais riqueza de detalhes e nitidez que as cirurgias convencionais abertas.
Essa técnica permite recuperação mais rápida, menos dor no pós operatório, diminui o tempo de internação, riscos de infecções e hemorragias, assim como retorno mais rápido do paciente as atividades diárias. Além de ser a cirurgia mais adequada para endometriose.
Em Ginecologia pode ser empregada para:
-
Histerectomia (retirada do útero)
-
Miomectomia
-
Cistos de ovário
-
Endometriose
-
Laqueadura tubária
-
Gravidez ectópica
Histeroscopia
Histeroscopia é um método de diagnóstico e tratamento de doenças que acometem a cavidade uterina como:
-
Pólipos
-
Miomas submucosos (localizados dentro do útero)
-
Sinéquias (aderências intra-uterinas)
-
Investigação de infertilidade
-
Espessamento endometrial
-
Sangramento uterino anormal
-
Inserção e retirada de DIUs
Com a utilização de uma câmera acoplada a equipamentos finos, é possível entrar na cavidade do útero através da vagina sem cortes. Dessa forma, as alterações detectadas durante a consulta e no exame de imagem são identificadas e tratadas no mesmo momento.
É um procedimento de baixa complexidade, com rápida recuperação, realizado em regime de day hospital o que significa que a alta hospitalar ocorrerá em poucas horas após a cirurgia. Outra vantagem da via é o curto tempo de retorno às atividades diárias que acontece por volta de 1 e 3 dias da sua realização.
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It's easy.
Heading 5
Endometriose
Endometriose é a migração células da camada interna do útero (endométrio) para fora da cavidade uterina. Existem diversas teorias para tentar explicar a origem da endometriose, mas ela ainda é desconhecida. Até o momento, acredita-se que essas células endometriais saem do útero através das trompas durante a menstruação e invadem os órgãos, principalmente da pelve. Por meio de mutações não conhecidas essas células são resistentes ao sistema imunológico e com o passar do tempo, por estímulo hormonal, há o desenvolvimento de focos de endometriose em ovários, trompas, útero, intestino, bexiga e até em outros órgãos mais distantes como diafragma e pulmão (raro).
Sintomas:
-
Cólicas menstruais
-
Dor pélvica crônica (> 6 meses)
-
Dor na relação sexual
-
Alterações intestinais e urinárias
-
Dificuldade para engravidar
-
Fadiga
Diagnóstico:
A história clínica detalhada e o exame físico são os principais pilares do diagnóstico. O ultrassom transvaginal e a ressonância magnética com preparo intestinal podem auxiliar no diagnóstico quando realizados por profissionais especializados na pesquisa de endometriose profunda.
Importante lembrar que caso os exames de imagem não confirmarem o diagnóstico a suspeita clínica não deve ser descartada e o tratamento clínico deve ser iniciado quando indicado.
Tratamento:
-
Clínico
-
Cirúrgico
-
Fisioterapia
-
Dieta
-
Atividade física
O tratamento é multimodal e inicialmente clínico com uso de métodos hormonais. A indicação cirúrgica é individualizada e restrita a casos específicos com preferência pela via laparoscópica. Para ambos os casos a equipe multidisciplinar é indispensável com foco nas expectativas da paciente.
Saúde da Mulher
A visita anual ao ginecologista vai além da realização de um check up ou coleta de exames. É o momento de entender o funcionamento do seu corpo para decidir o que é melhor para você em cada fase da sua vida e detectar o que não está normal.
Durante a consulta ginecológica é possível abordar temas como:
-
Sexualidade
-
Contracepção
-
Terapia de reposição hormonal
-
Distúrbios menstruais
-
Avaliação pré-concepcional
-
Realizar preventivo
Mioma
Miomas uterinos são os tumores pélvicos femininos mais comuns e são a causa de muitas histerectomias (cirurgia para retirada do útero).
Acomete mulheres na idade reprodutiva, com história famliar positiva e é mais prevalente em mulheres afrodescendentes do que em brancas (2 a 3 vezes). Os sintomas quando presentes, estão relacionados a sua localização nas camadas do útero:
-
Sangramento menstrual intenso e prolongado —> submucosos/ intramurais
-
Dor pélvica, dor na relação sexual —> miomas volumosos principalmente intamurais/ subserosos
-
Infertilidade ou complicações obstétricas —> submucosos/ intramurais
A suspeita diagnóstica é feita pela história dos sintomas atrelado ao exame físico e confirmado pelos exames de imagem (ultrassom/ ressonância). Estes são capazes de determinar o número, tamanho e localização dos miomas.
O tratamento pode ser clínico com uso de anticoncepcionais e/ou anti-inflamatórios, mas o tratamento definitivo, quando indicado, deve ser cirúrgico com a retirada apenas dos miomas ou retirada completa do útero. A via de abordagem (cirurgia laparoscópica, histeroscópica ou aberta) também depende da localização, tamanho e número dos miomas. Para alguns casos específicos pode ser realizado ainda a embolização como opção terapêutica.
Observação importante: Nem todo caso de mioma necessita de tratamento cirúrgico e o risco de transformação maligna é mínimo.
Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI)
É a especialidade da ginecologia voltada ao cuidado das lesões de vulva, vagina e colo uterino. Com o avanço das técnicas diagnósticas, principalmente da colposcopia, a investigação e o tratamento das doenças do trato genital inferior se tornaram mais efetivos, proporcionando a detecção precoce de lesões precursoras do câncer.
O HPV é o vírus de transmissão sexual responsável pela grande maioria dos cânceres dessa região, pois é capaz de causar alterações celulares que com o passar do tempo podem evoluir para uma neoplasia. A prevenção feita com o Papa Nicolau associada à colposcopia|vulvoscopia e testes moleculares, quando necessários, são capazes de detectar e tratar lesões precoces evitando procedimentos mais invasivos.
A colposcopia|vulvoscopia é o exame utilizado para a o diagnóstico e acompanhamento dessas lesões. Consiste em um procedimento realizado no próprio consultório médico, indolor, no qual, com a ajuda de reagentes químicos, consegue-se identificar lesões iniciais. Desta forma, a partir da realização de uma biópsia dirigida, é possível a confirmação diagnóstica e definir o melhor tratamento para cada caso.
Atedimento
Instituto da Mulher
R. Altino Serbeto de Barros, 119 Centro Odonto-Médico Linus Pauling 5º Andar Pituba
Salvador, Bahia
Hospital São Rafael
Av. São Rafael, 2152 - São Marcos,
Salvador - BA
CLAM
Rua Itagi, Nº 590/ loja 02, Mil Mares Center, Vilas do Atlântico
Lauro de Freitas - BA
Centro Médico Cardiopulmonar
R. Ponciano Oliveira, 157
Rio Vermelho, Salvador - BA
Cengisa
R. Altino Serbeto de Barros, n° 119, Centro Odonto Médico Linus Pauling, Sala 305, Itaigara
Salvador/BA
Clínica Humana
Av. Otávio Santos, 395 - Recreio
Vitória da Conquista - BA
"Para mim, a consulta ginecológica é um momento que vai além dos exames de rotina e coleta de preventivo: É o momento de entender como seu corpo funciona e sua relação com o mundo.
É o momento de autoconhecimemto e autocuidado .
Neste intuito, presto assistência à contracepção, preparo para engravidar e também a terapia de reposição hormonal.
Realizo cirurgias laparoscópicas e histeroscópicas para o tratamento de miomas, pólipos, adenomiose, endometriose, laqueadura, cistos de ovários e investigação de infertilidade."

Em função da pandemia do coronavírus (COVID-19) também estou realizando atendimentos através de consultas a distância (teleconsultas).
A telemedicina foi autorizada, em caráter excepcional, pelo Conselho Federal de Medicina, neste crítico período.
Convênios Médicos
-
Amil
-
Saúde Bradesco
-
Camed
-
Saúde Caixa
-
Central Nacional Unimed
-
Unimed Seguros
-
Medservice
-
Sulamerica
-
Casseb
-
Cassi
Contato

Será um prazer receber seu contato e poder atendê-la com todo o carinho e profissionalismo possível.
Dra. Gabrielli Tigre
ginecologista@gabriellitigre.com.br
Dra. Gabrielli Tigre, Ginecologista
Todos os Direitos Reservados